top of page

 

É com muita alegria e seriedade que acolhemos e dialogamos com tod@s no nosso XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, ocorrido nos dias 22 e 23 de maio de 2015, na UFSM, em Santa Maria/RS. O mesmo foi criado em 1999 por um grupo de homens e mulheres que estudavam Paulo Freire e acreditavam nas contribuições e atualidade da sua proposta epistemológico-política para a educação e sociedade brasileiras. 
Desde a sua criação, em 1999, os fóruns vêm ocorrendo anualmente, de forma itinerante, em diferentes lugares e instituições do Rio Grande do Sul (RS). Assim, neste mês de maio, quando recordamos dezoito anos da morte de Paulo Freire, reunimo-nos uma vez mais, com o intuito de compartilhar estudos, vivências e diálogos que se inspirem na matriz freireana, buscando potencializar as nossas utopias e reinventá-las nos diferentes tempos, lugares, marchas e movimentos. 
Neste ano de 2015 o encontro do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire realiza sua décima sétima edição, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria /RS, tendo como responsável pela sua organização o “Grupo Dialogus: educação, formação e humanização com Paulo Freire”, sempre em diálogo e parceria com todas as instituições participantes do Fórum. A nossa temática geradora é “Educar com seriedade sim, mas com ALEGRIA! As classes populares na escola pública”. 
A escolha da temática partiu dos apontamentos do "XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire – ética, criatividade e boniteza em Paulo Freire", realizado em 2014 na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões em Santo Ângelo/RS. O grande questionamento foi: “Por que as crianças e adolescentes deixam de gostar da escola (ou das aulas)?”. Ainda, então, os diálogos trouxeram questões que poderiam ajudar a compreender esta realidade: a escola pública em descompasso com a realidade das classes populares, leitura de mundo e leitura da palavra, cultura do silenciamento, formação de professores, etc. Não obstante, mesmo olhando com criticidade e rigorosidade para esses desafios, queremos fazê-lo com alegria e esperança; acreditamos em cada homem e mulher, em cada criança e adolescente, para a aventura histórica de ajudar a construir uma outra educação e uma outra sociedade, onde tod@s tenham condições de “dizer a sua palavra” e “Ser Mais”. 
Acreditamos que a alegria, a amorosidade e o reconhecimento d@ outr@ permeiam a atividade educativa e são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma práxis contextualizada, dialógico-reflexiva, conscientizadora e (re)humanizadora. Isso implica, necessariamente, intencionalidade, diretividade, rigorosidade, compromisso, competência e seriedade no trabalho docente que é desenvolvido com as classes populares na escola pública. Trata-se de uma interação de responsabilidades e de reciprocidades, onde cada um@ faz a sua parte para que os processos de ensino-aprendizagem ocorram de forma emancipatória, com seriedade e alegria. 
Diante disso, esse evento teve como objetivo oportunizar um espaço de aprofundamento, reflexão crítica e (con)vivência, a partir do diálogo com diferentes pesquisas, experiências educativas e pedagógicas vivenciadas com as classes populares na escola pública ou nos movimentos e organizações sociais, tendo como base a perspectiva freireana de que o ato de educar pode ser alegre, sem perder a seriedade e comprometimento necessários para uma educação crítica e libertadora, a serviço da (re)humanização de homens e mulheres.

                                                                             

                                                                                                                                                                        Saudações Freireanas

 

                                                                                                                                                                              Celso Ilgo Henz 
                                                                                                                                                                     Comissão Organizadora.

 

                                                                                                                                               Santa Maria, 22 e 23 de maio de 2015.

bottom of page