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É com muita alegria e seriedade que acolhemos a tod@s para o XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que realizaremos nos dias 22 e 23 de maio, na UFSM, em Santa Maria/RS. O mesmo foi criado em 1999 por um grupo de homens e mulheres que estudavam Paulo Freire e acreditavam nas contribuições e atualidade da sua proposta epistemológico-política para a educação e sociedade brasileiras.

Desde a sua criação, em 1999, os fóruns vêm ocorrendo anualmente, de forma itinerante, em diferentes lugares e instituições do Rio Grande do Sul (RS). Assim, no mês de maio nos reuniremos com o intuito de compartilhar estudos, vivências e diálogos que se inspirem na matriz freireana, buscando potencializar as nossas utopias e reinventá-las nos diferentes tempos e lugares.

Neste ano de 2015 o Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire terá sua décima sétima edição e ocorrerá em Santa Maria /RS nos dias 22 e 23 de maio de 2015, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria, com a temática geradora “Educar com seriedade sim, mas com ALEGRIA! As classes populares na escola pública”.

A escolha da temática partiu dos apontamentos do "XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire – ética, criatividade e boniteza em Paulo Freire", realizado em 2014 na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões em Santo Ângelo. O grande questionamento foi: “por que as crianças e adolescentes deixam de gostar da escola (ou das aulas)?”. Ainda então apontou-se questões que poderiam ajudar a compreender esta realidade: a escola pública em descompasso com a realidade das classes populares, leitura de mundo e leitura da palavra, cultura do silenciamento, formação de professores, etc. Não obstante, mesmo olhando com criticidade e rigorosidade para estes desafios, queremos fazê-lo com alegria e esperança; acreditamos em cada homem e mulher, em cada criança e adolescente, para a aventura histórica de ajudar a construir uma outra educação e uma outra sociedade, onde tod@s tenham condições de “dizer a sua palavra” e “Ser Mais”.

Acreditamos que a alegria, a amorosidade e o reconhecimento d@ outr@ permeiam a atividade educativa e são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma práxis contextualizada, dialógico-reflexiva e humanizadora. Isso implica, necessariamente, intencionalidade, diretividade, rigorosidade, compromisso, competência e seriedade no trabalho docente que é desenvolvido com as classes populares na escola pública. Trata-se de uma relação de responsabilidades e de reciprocidades, onde cada sujeito faz a sua parte para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma emancipatória, com seriedade e alegria.

Diante disso esse evento tem como objetivo oportunizar um espaço de aprofundamento, reflexão crítica e (con)vivência, a partir do diálogo com diferentes pesquisas, experiências educativas e pedagógicas vivenciadas com as classes populares na escola pública ou em movimentos e organizações sociais, tendo como base a perspectiva freireana de que o ato de educar pode ser alegre, sem perder a seriedade e comprometimento necessários para uma educação crítica e libertadora, a serviço da (re)humanização de homens e mulheres.

 

                                                                                Saudações Freireanas

                                                                               Comissão Organizadora.

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