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CARTA XVII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

 

Aos amigos e amigas participantes do XVII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

 

O Fórum de Leituras Paulo Freire é um espaço dialógico de construção do conhecimento que vem se realizando em instituições de educação superior no estado do Rio Grande do Sul, tendo como marca a itinerância com suas representações interinstitucionais e a obra de Freire como fonte inspiradora.  São os núcleos de ensino, pesquisa e extensão, bem como os Movimentos Populares (Movimentos Sociais, associações comunitárias, ONGs, etc.) que têm participado da continuidade deste Fórum.

O XVII Fórum de Leituras Paulo Freire realizou-se na cidade de Santa Maria nos dias 22 e 23 de maio de 2015, sob a Coordenação local do professor doutor Celso Henz, docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a qual foi eleita em assembléia realizada no XVI Fórum, sediado pela URI, na cidade de Santo Ângelo, em 2014. Além da Coordenação Local do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, há também a Coordenação Estadual, constituída por um grupo composto por 5 (cinco) representantes das Instituições que já sediaram o Fórum nas últimas 5 edições: UFFS, FACCAT, URI, PUCRS, IF Farroupilha e UFSM.

A UFSM organizou o seu encontro em dois dias: 22 e 23 de maio de 2015, articulando os saberes acadêmicos com as experiências práticas de projetos educativos, vinculados à educação básica e à educação não escolar, tendo como temática geral “Educar com seriedade sim, mas com Alegria! As classes populares na escola Pública”. Assume-se, assim, a alegria, a amorosidade que permeiam a atividade educativa como elementos imprescindíveis para o desenvolvimento de uma práxis contextualizada, dialógica, humanizadora, o que implica, necessariamente, firmeza, rigorosidade, compromisso, seriedade com o trabalho docente e de pesquisa que é desenvolvido com as classes populares na escola pública. O próprio Freire, em “Pedagogia da Autonomia”, aponta que a amorosidade e a alegria não são e nem devem ser incompatíveis com a competência técnico-científica com que o educador desenvolve seu trabalho. “É preciso, por outro lado, reinsistir em que não se pense que a prática educativa vivida com afetividade e alegria, prescinda da formação científica séria e da clareza política dos educadores ou educadoras. A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança ou, lamentavelmente, da permanência do hoje.” (FREIRE, 1998, p. 161).

Nos Círculos Dialógicos do XVII Fórum os trabalhos não foram distribuídos por eixos temáticos prévios, mas reunidos a partir das “temáticas geradoras”, denominados pelas obras de Paulo Freire. Essa metodologia buscou articular trabalhos de diferentes temáticas, mas que possuíam em comum uma temática articuladora, tendo como base os pressupostos teóricos de Paulo Freire. Essa forma de organização foi diferente das outras edições do Fórum em que os círculos ocorriam por meio de temáticas de estudos, organizadas por eixos temáticos previamente estabelecidos, tais como: Formação de Professores, Políticas Educacionais, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Movimentos Sociais, etc. Assim, a metodologia adotada nesta edição (2015) tomou como ponto de partida a conexão entre as obras de Paulo Freire e os trabalhos apresentados sobre diferentes espaços-tempos e práxis educativas, tendo em comum uma temática geradora.

Outro destaque nesta edição do Fórum foi a participação de educadores(as) de outros estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Amazonas e Ceará, sendo que o grupo de Santa Catarina apontou o desejo de sediar o Fórum em seu estado.  Em assembléia foi discutida essa possibilidade, tendo em vista que o Fórum de Leituras Paulo Freire nasceu no Rio Grande do Sul, objetivando ser um espaço itinerante de diálogos, reflexões e produção científica no Estado, mas não havia sido discutido, até então, a possibilidade de sua itinerância para outros estados.

Na assembléia, realizada no Fórum no dia 23 de maio de 2015, os(as) participantes acolheram a proposta advinda de Santa Catarina, a ser amadurecida para os próximos fóruns. Como a UNIPAMPA, na cidade de Jaguarão/RS, também demonstrou interesse em sediar o próximo Fórum, a Assembleia decidiu por unanimidade que o Fórum atingiria sua “maior idade” ainda no estado do RS, sendo sediada XVIII edição do Fórum, no ano de 2016, em Jaguarão/RS e, em 2017, na Universidade Federal da Fronteira Sul, em Chapecó/SC, caso continue sendo o interesse da Instituição.

Os participantes do XVII Fórum de Leituras Paulo Freire assumem o compromisso de dar continuidade ao Fórum, seja ele no RS ou noutro estado, desde que ele permaneça com o seu caráter itinerante de promoção, cultivo, estímulo e aprofundamento dos estudos, pesquisas e práxis educativas e sociais inspiradas nas obras de Paulo Freire, em consonância com os temas educacionais emergentes. Reitera-se, assim, a convicção de que o Educador Paulo Freire ainda tem fortes e grandes contribuições para uma educação a serviço de uma sociedade mais solidária, justa e democrática, seja no âmbito da educação popular ou nas instituições regulares de ensino, preocupadas com aprendizagens significativas para a emancipação de todos os homens e mulheres. Decorre daí a outra marca do Fórum: o seu posicionamento contra todas as formas de opressão, exploração e silenciamento, ensejando ser um espaço democrático, acolhedor, alegre e solidário, por meio da práxis dialógico-reflexiva e amorosa geradora de processos de criticidade, criatividade, conscientização e compromisso com a transformação social.

Os participantes do XVII Fórum de Leituras Paulo Freire assumem o compromisso de dar continuidade ao Fórum seja ele no RS ou noutro estado, desde que ele permaneça com o seu caráter itinerante de promoção, cultivo e estímulo aos estudos e pesquisas das obras de Paulo Freire em consonância com os temas educacionais emergentes. Outra marca do Fórum é o seu posicionamento contra todas as formas de opressão, e, portanto, é um espaço que se quer democrático, acolhedor, alegre e solidário, identificados com a Educação Popular.

Assim, nós, educadores/educandos, de qualquer nacionalidade e origem étnica, de todos os gêneros e de todas as profissões, representantes ou não das diversas instituições, elegemos e nos comprometemos a observar, analisar, problematizar, e desenvolver:

* Proteção da Constitucionalidade e o resguardo do Regime Democrático.

* Pro-atividade à causa popular, exercício pleno e universal da cidadania.

*Acompanhamento à observação, em todas as esferas de poder da República Federativa do Brasil, do cumprimento das garantias relativas aos Direitos Humanos e Civis presentes na Constituição Federal.

*Valorização da Pedagogia Popular, libertadora, e o desenvolvimento da educação proposta por Paulo Freire em nossas instituições escolares públicas.

*Integração dos Movimentos Populares na organização dos Encontros do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire; e apoio e exercício das Manifestações Públicas de caráter popular.

*Defesa, fortalecimento e zelo das Políticas e dos Programas Sociais de combate à fome, a miséria e a desigualdade social.

* Denúncia e combate ao extermínio da juventude negra, aos povos indígenas e repúdio ao racismo velado e a quaisquer formas de discriminação.

Na assembleia do XVII Fórum de Leituras Paulo Freire também se evidenciou a necessidade de registrar a memória dos fóruns, trazendo a emergência de um portal na web que possa divulgar a produção acadêmica e experiências vivenciadas nestes 17 anos. Outro ponto discutido e problematizado foi em torno da imagem publicada nas redes sociais, divulgada em Brasília no protesto de 15 de março de 2015, organizado pelo Movimento Brasil Livre, que dizia: “[...] Basta de Paulo Freire”. Os educadores e educadoras, fundamentados(as) pela pedagogia freireana, colocam a urgência de analisar esses movimentos, suas concepções e trabalhá-las nos seus espaços de atuação. Nessas discussões, lembrou-se que Paulo Freire em 2012 foi homenageado como Patrono da Educação Brasileira e é reconhecido internacionalmente, o que nos empodera na luta a favor de uma educação libertadora. Sendo assim, salientou-se que no Rio Grande do Sul, o Fórum de Estudos: leituras Paulo Freire é um dispositivo importante para estudos, pesquisas e reflexões, o qual tem divulgado e discutido o pensamento freireano e que a cada edição/encontro do fórum ele tem sido reinventado, estando aberto às necessidades e criatividades locais.

E assim, seguimos estudando, pesquisando, lutando e nos comprometendo com uma educação e uma sociedade com mais bonitezas para todos, ansiosamente aguardando o “XVIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire”, a realizar-se na UNIPAMPA, na cidade de Jaguarão/RS, no ano de 2016.

 

Com seriedade e alegria,

Saudações Freireanas! 

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