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Nos meses anteriores ao evento, ocorrerá o "Pré-Fórum: CineFreire", em preparação ao Fórum, que propomos realizar-se em todas as instituições co-promotoras do evento, e também em instituições e grupos que assim o desejarem.

 O Pré-Fórum, através da proposta do “CineFreire”, tem o objetivo de sensibilizar os participantes a se inserirem na dinâmica do Fórum, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio de 2015, iniciando as reflexões voltadas à temática, utilizando os filmes e alguns textos como dispositivos para debates e diálogos reflexivos, sempre com seriedade e alegria.

Os grupos das diferentes instituições promotoras e co-promotoras terão com ponto comum a escolha dos filmes que visam auxiliar na sensibilização e contextualização para criar uma ambiência com a temática do Fórum: “Educar com seriedade sim, mas com ALEGRIA! As classes populares na escola pública”. Esses diálogos acontecerão de março a maio de 2015, período de preparação para realização do Fórum.

Todas as instituições parceiras estão convidadas a discutir e problematizar a temática, a partir dos filmes propostos, embasados por alguns textos das obras de Paulo Freire: “Professora sim, tia Não!”; “Pedagogia da Tolerância”. As discussões serão socializadas através do site http://forumpaulofreiresa.wix.com/santamaria2015, compartilhando e aprofundando as concepções e práxis acerca da pedagogia e  educação popular, à luz dos pressupostos político-epistemológicos de Paulo Freire.

 

1° CineFreire dia 17 de março às 19 horas no Centro de Educação, UFSM, sala 3286.

 

2° CineFreire dia 14 de abril às 19 horas no AUDIMAX - Centro de Educação/UFSM.

 

3° CineFreire dia 05 de maio às 19 horas no AUDIMAX - Centro de Educação/UFSM

 

 

Filme 1- Além da sala de aula:

 

Baseado em um história real, "Além da Sala de Aula" (ou "Além do Quadro Negro") conta a história do primeiro emprego da jovem professora Stacey Bess (a atriz canadense Emily VanCampque) que aceita a vaga de professora temporária de uma escola de abrigo, uma sala de aula improvisada para crianças de famílias sem teto nos Estados Unidos, impedidas de se matricularem na escola regular.
A escola é um depósito improvisado. As famílias vivem em alojamentos, trailers ou até mesmo em carros. Crianças com fome e com várias idades, falta de livros e carteiras em condições precárias são dificuldades enfrentadas pela professora. Bess, mãe de duas crianças e novamente grávida, além de habilidade precisa se superar em amor e dedicação.

"Além da Sala de Aula" é um exemplo de dedicação, amor e despreendimento. Mas é principalmente uma lição de esperança. É uma prova de que, superando obstáculos e dificuldades, o estudo possibilita a esperança de que sim, é possível mudar a vida de crianças carentes e suas famílias.
Na vida real, os serviços prestados pela educadora Stacey Bess foi reconhecido por diversos prêmios, incluindo o National Jefferson Award. Ela e seu marido estão casados há mais de 30 anos e são pais de 6 crianças.

 

Fonte: http://portaldafamilia-filmes.blogspot.com.br/2012/11/alem-da-sala-de-aula.html

 

Endereço eletrônico do filme:

 

https://www.youtube.com/watch?v=4BUOV6-L8Mo

Endereço eletrônico do filme:

 

https://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4

 Filme 2- Como estrelas na terra: Toda criança é especial

 

Ishaan tem oito anos, é cheio de imaginação e gosta muito de desenhar e brincar. Solitário, tem como amigos os cães e os peixes do aquário. Suas brincadeiras passam por poças d'água e pipas. Ele não presta nenhuma atenção nas aulas e, antes de ser reprovado por preguiça e rebeldia, seus pais o transferem para uma escola interna. Num primeiro momento, o garoto se sente abandonado e sofre com a separação. Mas o professor de arte Nikumbh percebe a existência de um problema e, na busca da solução, devolve a alegria e a auto-confiança de Ishaan.

 

Fonte: http://www.cineplayers.com/filme/como-estrelas-na-terra--toda-crianca-e-especial/4993

 

 

 

 

 

Endereço eletrônico do filme:

 

https://www.youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg

 

 

 

 

 

 

Filme 3- Quando sinto que já sei.

 

 

O documentário “Quando sinto que já sei” registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.
Projeto independente, o filme partiu de questionamentos em relação à escola convencional, da percepção de que valores importantes da formação humana estavam sendo deixados fora da sala de aula.
Durante dois anos, os realizadores visitaram iniciativas em oito cidades brasileiras – projetos que estão criando novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade.
A etapa final do projeto foi financiada com a colaboração de 487 apoiadores pela plataforma de financiamento coletivo Catarse.

 

Fonte: http://www.inclusive.org.br/?p=26746

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