top of page

1º CineFreire inicia com muita Seriedade e Alegria

 

Foi como muita alegria e seriedade que acolhemos, no dia 17 de março, as mais de 40 pessoas que participaram conosco do 1º Cine Freire.

O “Cine Freire” faz parte das atividades do Pré-Fórum, que tem por objetivo sensibilizar os participantes a se inserirem na dinâmica do XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - "Educar com seriedade SIM, mas com ALEGRIA. As classes populares na escola pública", que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio de 2015.

Assim, iniciamos as reflexões voltadas à temática do Fórum, assistindo o filme “Além da sala de aula” como motivador para fomentar os diálogos. Após o filme, os participantes reuniram-se em círculos dialógicos, através da dinâmica das cores, para dialogar e refletir sobre suas experiências educativas, a luz dos pressupostos freireanos presentes nos fragmentos da 2ª Carta do Livro: “Professora SIM, Tia NÃO!” e de um capítulo do livro “Pedagogia da Tolerância”, de Paulo Freire.

Tanto nos círculos dialógicos como na plenária ficou evidente o desafio que Freire nos provoca de mudar a cara da escola, a partir da escuta sensível e do diálogo, na luta por uma escola que seja competente, democrática, séria e alegre.

Todas as instituições parceiras estão convidadas a discutir, problematizar a temática e compartilhar conosco esses diálogos.

Venha você também dialogar conosco no 2º Cine Freire, dia 14 de abril!

Aguardamos todos vocês!

Saudações Freireanas.

              Fotos:

bottom of page